sábado, 29 de maio de 2010

Colonias Submersas

As ações do projeto ”Colônias Submersas” inserem-se no campo ampliado da arte contemporânea, propondo a construção de uma rotina de trabalho como objeto, focando o meio-ambiente como fonte de poesia e criação, e gerando um website como produto final .
O projeto consiste num programa de trabalho e experimentações na região costeira de Cabo frio e Arraial do Cabo, em torno da implantação e monitoramento de artefatos subaquáticos feitos com diversos materiais,(plástico, madeira, metais, pedras etc.) que darão suporte a sucessões biológicas espontâneas, explorando a interface entre processos naturais e estruturas artificiais como espaço essencialmente criativo.
A pesquisa proposta foca a delimitação espacial do projeto, através da identificação dos sítios e da instalação dos artefatos dentro da área influenciada pelo fenômeno da Ressurgência - que ocorre especificamente nesta região e caracteriza-se por uma explosão de vida na base da cadeia alimentar oceânica , fomentando uma rápida colonização dos artefatos e grande variação formal das colônias.
O projeto é um conjunto de procedimentos que passam pelo monitoramento científico dos sítios, pelo planejamento e execução da navegação a vela em pequenas embarcações , pelo design dos artefatos e vão até a produção de registros das operações em multimeios. Implica na criação de soluções em campos diversos como náutica, design de vestuário, comunicação, etc., configurando-se assim, como uma proposta vivencial de deriva estética e poética em torno das possibilidades contidas nos processos de adaptação da vida a ambientes novos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário